- faleconosco@coomar.coop.br
- R. Padre Odorico, 128 – Salas 404,405,406 | São Pedro | Belo Horizonte | MG | CEP: 30330-040
Objetivo: Canal de comunicação a ser utilizado para que funcionários, colaboradores, cooperados, parceiros ou fornecedores possam reportar, sem a necessidade de se identificarem, situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas às atividades da cooperativa.
Forma de registro: Os comunicados devem ser realizados através do registro das informações no formulário eletrônico disponível ao lado, nesta página.
Regulamento do canal para comunicação de indícios de ilicitudes
O presente regulamento tem como objetivo regular as normas referentes ao canal de comunicação por meio do qual funcionários, colaboradores, cooperados, usuários, parceiros ou fornecedores possam reportar, sem a necessidade de se identificarem, situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas às atividades da instituição.
As comunicações reportadas serão tratadas sempre com o máximo de sigilo, sem a identificação do remetente
– A comunicação e o registro da informação serão realizados, exclusivamente, pelo site www.coomar.coop.br através do preenchimento de formulário eletrônico, sem necessidade de identificação.
– O responsável pela denúncia poderá, a seu exclusivo critério, informar seus dados pessoais para posterior resposta acerca dos fatos relatados.
– Os registros serão encaminhados a um profissional da cooperativa responsável pelo tratamento da informação e apuração dos fatos, assegurando a confidencialidade, a independência, a imparcialidade e a isenção, dos fatos reportados.
– A comunicação ao Banco Central do Brasil, sob responsabilidade da cooperativa, deverá ser realizada em até dez dias úteis contados a partir do conhecimento ou o acesso à informação.
– Serão elaborados relatórios semestrais, referenciados nas datas-base de 30 de junho e 31 de dezembro, contendo, no mínimo, o número de reportes recebidos, as respectivas naturezas, as áreas competentes pelo tratamento da situação, o prazo médio de tratamento da situação e as medidas adotadas pela instituição.
– O relatório semestral deve ser aprovado pelo conselho de administração ou pela diretoria e mantido à disposição do Banco Central do Brasil pelo prazo mínimo de cinco anos.
O registro deve conter o máximo de informações possíveis (datas, circunstâncias das ocorrências, envolvidos / denunciados, período da ocorrência), para permitir a apuração de todos os fatos.
A mensagem será encaminhada sem qualquer identificação para ser tratada pelo profissional responsável. Caso queira se identificar e receber resposta sobre seu registro, informe:
Cadastre seu melhor e-mail e receba as novidades, comunicados e informações importantes a respeito da Cooperativa.
São Pedro | Belo Horizonte | MG
CEP: 30330-040Você também pode solicitar seu atendimento através do formulário de contato.
COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS EMPREGADOS DA UMBRASIL E SUAS ASSOCIADAS, PMBCN E UBEC.